12.8.08

Salvador - Itaparica ganha novo Ferry Boat

Para quem mora em Salvador (BA), uma das principais opções de veraneio ou para feriados prolongados é a Ilha de Itaparica. Dentro da Baía de Todos os Santos, a ilha é dividida pelos municípios de Itaparica e Vera Cruz. Além da população que mora no local, os municípios abrigam muitas casas de praia, hotéis, resorts, campings, etc.

O caminho mais rápido para chegar a ilha é através do sistema Ferry Boat, com embarcações que transportam carros e pessoas todos os dias. Hoje, a travessia ganha uma nova embarcação, batizada de Ivete Sangalo - outros ferries já foram batizados com nomes de personalidades baianas. O novo ferry boat é a única embarcação no mundo feita com alumínio naval e que utiliza biocombustível (70% de gás natural e 30% de diesel).

A cerimônia de inauguração do ferry boat aconteceu nesta terça-feira (19) e contou com a presença da cantora Ivete Sangalo e do governador da Bahia, Jaques Wagner. O percurso de 13 km será feito pela embarcação em 30 minutos, quase metade do tempo feito pelos outros barcos.

A velocidade média da viagem será de 15 nós (27.8 km/h) e a rapidez da viagem é resultado da diferença de peso do ferry boat, 300 toneladas com carga total, contra 900 toneladas dos outros ferries vazios.

O sistema de biocombustível foi implantado em parceria entre a empresa que administra o ferry boat, a Bahiagás e a Petrobras. Além de economizar 4 mil toneladas de diesel por ano, o sistema reduz a emissão de gases poluentes em 50%.

A classe executiva, com capacidade para 110 dos 640 passageiros, oferece mais conforto aos usuários, com mesas, poltronas e ar-condicionado. É também nesta área vip que será instalada a lanchonete. Já a classe econômica é dividida entre os níveis superior, que é aberto ao ar livre, e inferior, também climatizado.


2 comentários:

Elenilson Nascimento disse...

Olá, espaço bem bacana aqui. Aparece lá em casa tb.
http://literaturaclandestina.blogspot.com/
Aproveite e lick a LC aqui para ficar lincado lá automaticamente.
Um abração

Vivendo a Vida Amontoado disse...

Como sou sortudo pra caralho acho que nunca vou pegar esse bendito ferry!! heeheheh